para mim ... Maria

Para mim ... para todos aqueles de quem gosto ...

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Rosa " A Brava"

Viram a reportagem da SIC, sobre a Rosa?
Incrivel com ainda tem um Portugal tão profundo, de lugar e de mentalidade. Aqui fica um excerto ... e mais uma causa que não me importava de lutar.
Rosa tem 16 anos acabados de fazer. Vive na Serra da Estrela, num dos Casais de Folgosinho, numa velha quinta arrendada pelo pai. O Casal da Maceira fica a 40 minutos, de jipe, de Folgosinho, uma pequena vila do concelho de Gouveia.
Rosa andou na escola de Folgosinho até aos 14 anos. Fez os 4 anos do primeiro ciclo em 8. Assim que completou a antiga quarta classe, os pais fizeram-na regressar ao vale da serra, transformando-a na principal, por ser a única, ajudante da família. Os 8 anos de Rosa na escola foram, por isso, algo estratégicos. Tacitamente ter-se-á prolongado o tempo de permanência em nome da continuidade da ligação à escola.
Os pais, pela voz da mãe, há muito que definiram um princípio: "Se o mais velho (Raul de 32 anos) não quis continuar a estudar depois da quarta classe, os outros (Sandra, em parte incerta e com cerca de 20 anos, Rosa 16, Zé a completar 14 e a escassos 5 meses de deixar para sempre a escola) também não hão-de continuar". Definido o princípio, os filhos de Maria e de Manuel, puderam, portanto, completar o primeiro ciclo, por ser em Folgosinho, mas não tiveram ordem de passar para o segundo ciclo, em Gouveia. Sandra conformou-se, encontrando outras formas de matar o tempo; Zé conformar-se-á, uma vez que o silêncio apático que lhe molda a personalidade não o irá deixar mover montanhas para perseguir um sonho; Rosa, menina do alto da serra, brava como as pedras, esforça-se por destruir o edifício de argumentos erguido pelos pais. Há semanas fugiu do casal de bicicleta e passou uns dias em Folgosinho, numa casa que os pais construíram na terra a pensar na velhice. Escassos dias antes dos 16 anos, apanhou boleia no táxi, que, diariamente, transporta o irmão para a escola de Folgosinho, e foi a Gouveia, falar com a presidente do Conselho Executivo da escola. Pediu-lhe para ser aceite. A professora abriu-lhe as portas mas disse-lhe que só a poderia matricular se os pais acedessem. Falou com o pai, habitualmente mais aberto do que a mãe. Ouviu um não. A única palavra que, sobre esse assunto, a mãe diariamente lhe despeja na cara. Rosa passa os dias a pensar na escola. Tem corpo e idade para pensar em rapazes. Aos estranhos só fala de rapazes. A assistente social da Câmara Municipal de Gouveia, que fora uma vez ao Casal tentar convencer os pais a deixarem-na regressar à escola, voltou agora, curiosamente na semana que a SIC passou nos vales da serra. Ouviu, outra vez, o não de Maria. Rosa ouve música. Passa horas ao telemóvel buscando uma rede inexistente, escrevendo mensagens que nunca envia. Sonha com o príncipe encantado que a leve para lá das muralhas da serra. Tanto sonha que desespera. É pastora de cabras; pastora de ovelhas; guia uma junta de bois; colhe o feno, o centeio e as batatas. Está farta da serra, imune à beleza que a paisagem transpira.
Há um ano arranjou um confidente. Chama-se "pantufa". O único que, pela ausência de resposta, lhe alimenta a dúvida: "Será que, algum dia, conseguirei sair daqui?" Pantufa diz "ão", o que é mais de metade de um não.

Pedro Coelho Jornalista

12 Comments:

  • At 01:39, Blogger Isabel Magalhães said…

    Olá Maria;

    Não vi a reportagem da SIC mas depois de ter lido o artigo deixo uma pergunta de leiga. Então a escolaridade em Portugal não é obrigatória até ao 9º ano?

    Vou passar este assunto para um amigo que é advogado e pedir-lhe opinião sobre o direito de estes pais proibirem a Rosa de ir à escola.

    Bji.

     
  • At 09:32, Anonymous Anónimo said…

    Retiro o que disse quando no post anterior referi que "todos os pais querem o melhor para os filhos e tentam o seu melhor, apesar de errarem por vezes..."
    Como é possivel que alguns "Pais" ainda, como no passado remoto, queiram o melhor para eles próprios?
    Já não ouvia uma historia destas dsde os tempos do meu avô... nessa época era assim... mas agora?

    Sem duvida que todos concordamos que a vida no campo é melhor que na cidade, e que no nosso intimo pensamento, todos gostariamos de poder mandar esta vida citadina á fava, e correr para o campo, abdicando de muitas das nossas "comudidades".
    Contudo... Vida de campo não pode ser sinonimo, nunca, de vida sem escolha, sem opções, e sobretudo sem conhecimento, cultura, ou LIBERDADE!!!

    Espero que um dia, breve, " a Brava" se indigne e revolte, e escolha o seu próprio caminho, seja ele qual for...
    Bom futuro é o que lhe desejo!

     
  • At 11:37, Blogger Teresa Durães said…

    ainda há muito disto. não é preciso ir à Serra da Estrela...

    a escolaridade obrigatória é até ao 9º ano e 16 anos. Não sei se a assistência social faz alguma coisa.

    No Montijo (a 15 km de Lisboa) aconteciam coisas assim até pelo menos há 4 anos atrás. Agora não sei se está mais controlado ou se mais para o interior (Montijo tem uma parte tipo ilha, entre concelhos) continua.

     
  • At 22:42, Blogger Eu ...Maria said…

    Pois é querida sogra, foi a pergunta que aqui se fez em casa ...mas nestes sitios acho que as obrigtoriedades são esquecidas e a lei da terra, do trabalho é mais forte!!! E mais importante!!

    beijinhos

     
  • At 22:49, Blogger Eu ...Maria said…

    É melhor como, caro mau pai?

    Pode ser mais saudável, menos stressante, com uma bela paisagem ...

    Mas é mais dura fisicamente, mais limitada para quem tem experiência urbana, com menos oportunidades ...

    E essencialmente com mentes pouco evoluidas, como esta mãe, que não deu à luz apenas com o intuito de educar um ser humano, mas sim, de ter escravos baratos ...

    É triste a escolaridade obrigatória, ou os direitos das crianças não funcionarem nestes locais ainda muito escondidos!!

    Beijinhos, especialmente para os "oprimidos" que são ou serão tão felizes ...

     
  • At 10:52, Anonymous Anónimo said…

    Não sei se me entendeste bem... Mas foi exactamente isso que quiz dizer no meu coment anterior!

    Bjs,

     
  • At 16:26, Blogger Isabel Magalhães said…

    Maria;

    Uma parte da resposta já tenho. A Rosa ultrapassou a idade escolar.

    Agora, aguardo a resposta de um perito... que tarda e não chega!

    bjs.
    I.

     
  • At 21:59, Blogger Eu ...Maria said…

    Temos então a mesma decência ... a mesma moral gajo!!!

    beijos


    Pois ... isso é agora e à 2 anos atrás?

     
  • At 11:07, Blogger Teresa Durães said…

    (isto está cheio de espiões.... )

     
  • At 20:23, Blogger Eu ...Maria said…

    Espiões?

    Agora fui eu que não percebi

     
  • At 22:02, Blogger Teresa Durães said…

    a sogra!!! à espera de informações! eheheheh

     
  • At 01:43, Blogger Eu ...Maria said…

    ...

     

Enviar um comentário

<< Home