para mim ... Maria

Para mim ... para todos aqueles de quem gosto ...

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

"Maus" pais

Deus Abençoe os pais maus!

Um dia quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva um pai, eu hei-de dizer-lhes:

-Amei-vos o suficiente para ter insistido para que juntassem o vosso dinheiro e comprassem uma bicicleta, mesmo que eu tivesse possibilidades de a comprar.

-Amei-vos o suficiente para ter ficado em pé junto de vós, duas horas, enquanto limpavam o vosso quarto, trabalho que eu teria realizado em quinze minutos.

-Amei-vos o suficiente para vos obrigar a pagar a pastilha que ”tiraram” da mercearia e dizer ao dono: eu roubei isto ontem e hoje queria pagar.

-Amei-vos o suficiente para ter ficado em silêncio, para vos deixar descobrir que o vosso amigo não era boa companhia.

-Amei-vos o suficiente para vos deixar assumir as responsabilidades das vossas acções, mesmo quando as penalizações eram tão duras que me partiam o coração.

-Amei-vos o suficiente para vos perguntar: onde vão, com quem vão e a que horas regressam a casa.

-Amei-vos o suficiente para vos deixar ver fúria, desapontamento e lágrimas nos meus olhos.

-Mas acima de tudo, eu amei-vos o suficiente para vos dizer NÃO, quando sabia que me iriam odiar por isso.

Estou contente. Venci, porque no final vocês também venceram. E qualquer dia, quando os vossos filhos forem suficientemente crescidos para entenderem a lógica que motiva os pais, vocês irão dizer-lhe, quando eles vos perguntarem, se os vossos pais eram maus, que sim, que éramos piores pais do mundo, porque:

-Enquanto os outros miúdos comiam doces ao pequeno-almoço, nós tínhamos de comer cereais, tostas e ovos.

-Os outros miúdos bebiam Pepsis ao almoço e comiam batatas fritas, enquanto que nós tínhamos de comer sopa, prato e fruta. E, não vão acreditar, os nossos pais obrigavam-nos a jantar a mesa, o que era bem diferente dos outros pais.

-Os nossos pais insistiram em saber onde nós estávamos a todas as horas, era quase uma prisão. Tinham que saber quem eram os nossos amigos e o que fazíamos com eles.

-Insistiam em que lhes disséssemos que íamos sair mesmo que demorasse-mos uma só hora, ou menos.

-Nos tínhamos vergonha de admitir, mas eles violaram uma data de leis do trabalho infantil: nos tínhamos que fazer as camas, lavar a loiça, aprender a cozinhar, aspirar o chão, engomar a nossa roupa, ir despejar o lixo e todo o tipo de trabalhos cruéis. Eu acho que eles nem dormiam a pensar em mais coisas para nos mandar fazer.

-Eles insistam connosco para lhes dizermos a verdade, apenas toda a verdade, sempre a verdade.

-Na altura da nossa adolescência, eles conseguiam ler os nossos pensamentos o que tornava a vida mesmo chata.

-Os nossos pais não deixavam os nossos amigos buzinarem para nós descer-mos. Tinham de subir, bater á porta para eles os conhecerem.

-E quando toda a gente podia sair com doze ou treze anos, nós tivemos que esperar pelos dezasseis.

-Por causa dos nossos pais, nós perdemos experiências fundamentais da adolescência, nenhum de nós esteve alguma vez envolvido em actos de vandalismo, em roubos, violações de propriedades, nem foi preso por algum crime.

Foi tudo por causa deles.
Agora já saímos de casa, somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o nosso melhor para sermos “maus pais” tal como os nossos pais o foram.

Eu acho que este é um dos males do mundo de hoje: já não há suficientes maus pais.

Mafalda Belmonte

Foi-me enviado via mail por um "MAU" pai

12 Comments:

  • At 09:36, Blogger MMM said…

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

     
  • At 09:37, Blogger MMM said…

    e as MÁS Tias também contribuem para isso :-)
    beijinhos grandes

     
  • At 11:54, Blogger Teresa Durães said…

    concordo com tudo o que está escrito (e os meus marcham para a cama às nove e meia - bom, agora só a mais nova, o de 14 anos não)

    mas quero ler este blog quando tiveres um filho porque... o inferno está cheio de boas intenções ahahahahha

    se soubesses as chantagens que eles fazem!!!!

    a pergunta é: quem será mais teimoso? tu ou os filhos? (para conseguires isto?)

    os meus não comem porcarias, dizem a verdade ou então sujeitam-se a nunca mais confiar neles (são as regras e não confiar é proibir tudo). Buzinar??? era o que faltava. Claro que me dizem onde vão (o mais velho, a mais nova não vai a mais lado nenhum). Por vezes a mais nova foge para a sala (quando estou cansada) mas raramente.

    and so on

    não há ninguém perfeito :)

     
  • At 11:54, Anonymous Anónimo said…

    É verdade!!!
    Se o que diz aí é verdade, sim sou um mau Pai e espero vir a ser cada vez pior!!!

    Até já há quem me chame "DESPOTA"!!!
    Ou mesmo quem se refira ao meu filho como o "OPRIMIDO"

    Porem enquanto acreditar nesta educação, vou em frente e a direito...
    Mas tambem sei que muito vou errar... Todos os pais erram!!! ESSA É A VERDADE!!!
    Mas não se pode nunca apontar o dedo a um progenitor que esta a dar o seu melhor... mesmo que tenhamos diferentes opiniões!

    Bjs, E sorte a todos os pais ( É sem duvida a aventura de uma vida)

    Bjs,

     
  • At 12:15, Blogger Rui Cabral said…

    Ao conhecer cada vez mais as ciências exactas descubro que não o são...

    Grande parte do problema reside no facto dos filhos, quando são pais, não quererem cometer os erros que os pais cometeram com eles... (confuso?! o que está implícito ainda é mais!!! :) )

    Por muitos planos e estratégias que se façam, acho que não vale a pena pensar muito nisso.
    O importante é o bom-senso e em cada momento tomar uma decisão, tentado sempre antever situações.

    Mas atenção: temos de ser "maus" pais, tios, avós, primos..... até os cães têm de ser maus!!! :) :)

    Bjs
    @:)

     
  • At 21:55, Blogger Eu ...Maria said…

    Querida Magda, Espero que assim seja, nada prometo pois a Tia tem de poder ser um bocadinho boa ... pouco prometo. Caro Gui a mensagem foi recebida ... vou fazer o meu melhor

     
  • At 21:58, Blogger Eu ...Maria said…

    Pois é Teresa isto de falar é muito fácil, concordo plenamente.

    Vamos ter a primeira criança na familia e logo se vê, como vai correr, mas conforme prometi aos futuros pais, vamos fazer o nosso melhor!!!

    Enfim, em breve vou ter histórias em que vai fartar-se de rir ... dizendo "Eu bem avisei!!" .. eh eh

    Beijinhos

     
  • At 02:02, Blogger Isabel Magalhães said…

    Este comentário é para o 'DESPOTA'.

    Como está o 'Oprimido'? :))

    E o outro 'oprimido'? :)

    Não se pode puxar demasiado a 'rédea' porque o efeito pode ser totalmente inverso. Uma criança é um pequenino ser em formação. Precisa, principalmente, de amor e 'coerência'... sensibilidade e bom senso! Não se pode permitir hoje o que se vai proibir amanhã.

    E depois, cada caso é um caso. As crianças não são todas iguais e não se pode aplicar regras como na matemática.

    Beijinhos ao grupo. :)

     
  • At 09:17, Anonymous Anónimo said…

    Tia Bé Magalhães,

    Tem toda a razão e é por isso mesmo que eu só falo ainda do oprimido... pois até pode ser que o próximo (que virá em 2 semanas) em vez de oprimido 2, seja " O REVOLUCIONARIO IRREVERENTE" ... Veremos, pois todos somos diferentes e eles tambem o serão.

    Bjs,

     
  • At 11:25, Blogger Teresa Durães said…

    sensibilidade e bom senso é um libro muito giro :) mas a mãe das 'pequenas' não se recomenda. Confesso que por vezes em pormenores não sou coerente e a minha filha diz: mas a mãe não deixa!

    e eu respondo:

    - pois é verdade!! (lembro-me na altura) Mais uma razão para não pedires!!!

    isto é incoerência total não é?? eheheheh mas andamos a sobreviver (bom, eles andam, eu não sei!!)

     
  • At 16:33, Blogger Isabel Magalhães said…

    Querido sobrinho 'Déspota'! :)))

    O que está para chegar é que é o verdadeiro 'oprimido'... pela placenta! :)))

    Aguardemos! Pode ser que saia ao pai... e vai ser giro! Pago para ver! eheheheh!

    Ah! Assim que nascer eu quero saber!

    Beijinhos a todos.
    I.

     
  • At 21:57, Blogger Eu ...Maria said…

    Se sair giro é como a mãe que parece ima bonequinha!!! Cheio de sorte em não teres gajas!!!

     

Enviar um comentário

<< Home