para mim ... Maria

Para mim ... para todos aqueles de quem gosto ...

segunda-feira, janeiro 29, 2007

A minha escolha é ...


D Afonso Henriques ( 1111 - 1185 )

Foi o primeiro rei de Portugal.


O Conquistador, o Fundador, o Grande!

Definiu, através de várias conquistas, durante quarenta anos, praticamente o território que é hoje Portugal, conseguiu quase duplicar o território que o pai lhe legou.

Soube sacrificar-se em nome de um sonho quando lutou contra a mãe em São Mamede e fez as pazes com Afonso VII, rei de Leão e Castela. Após a mítica batalha de Ourique, foi coroado rei. Foi um homem sem medo.


Nasceu em Guimarães e morreu em Coimbra, onde está sepultado.

14 Comments:

  • At 12:46, Anonymous Anónimo said…

    Somos mesmo irmãos. Já tinha dito á marta que a minha escolha seria D.Afonso Henriques pq sem ele nunca seriamos o que somos hoje. Grande Man sim sr. Mts Beijos Maninho

     
  • At 19:20, Blogger Eu ...Maria said…

    Eh eh ... somos tipo gémeos, com os mesmos sentimentos ... só que tu tens uma vantagem, tens menos 6 anos!!!


    Beijos grandes

     
  • At 11:46, Blogger Teresa Durães said…

    vê-se que não conheces a História de Portugal. Esse fulano aí invadiu este lugar, lutou contra os lusitanos e os seus ascendentes contra os da Gallecia.

    Subjugaram as tribos, vá lá, não nos obrigaram ao Cristianismo, foi mais tarde.

    A História de Portugal está muito mal contada. Mas a menina que é novinha nunca deve ter pensado no assunto :P

    A invasão e o motivo que levou o Conde D. Henrique e D. Afonso Henriques (para além do poder económico e o ganho de terras, obviamente) era a chacina dos mulçumanos graças a um Papa que proclamou que quem os matasse tinha o perdão do pecado original (uma bestinha)

    Conde D. Henrique era filho de um Rei da II Dinastia dos Reis Francos que ocupavam o que é hoje França (origem germana)

    Ou seja, apoias uma invasão e um povo subjugado. Parabéns!!!!

     
  • At 23:58, Blogger Eu ...Maria said…

    1 Invadiu que lugar? qual era o espaço?

    2 Quanto ao ganho económico, qual a diferença que existe com os nossos presentes governantes? E que terra conquistam eles?

    3 A chacina dos Muçulmanos foi feita apenas por nós? Não seria para agradar a quem tinha poder? Não continuam a fazê-lo?

    4 Só tenho pena que ele não tenha feito as pazes com a familia e não tenha juntado este pedaço de terra a Espanha ...

    Qual a diferença de caracter deste com os restantes 9?

    Desconhecimento ou não, este faz parte da história e continua a ser o meu eleito

     
  • At 01:04, Blogger Isabel Magalhães said…

    Ó Caturra Durães;

    Sempre ouvi dizer que os factos históricos têm que ser avaliados à luz da época! :)


    O meu voto vai também para o Rei Afonso Henriques ou o Rei D. João II.

    Beijinho às duas.

     
  • At 11:32, Blogger Teresa Durães said…

    1- Espaço?? Das tribos lusitanas, os meus antepassados e dos da Gallecia, lá das suas terras Nortenhas. Vocês foram os que lutaram mais para não serem invadidos, sabia?

    2- Por favor, não fale nos nossos presentes governantes, eu estava bem disposta...

    3 - Foi feita por todos os Cristãos em todo o lado.

    4 - Não havia Espanha, a Gallecia ocupava a Galiza actual. Está a ver como já perdeu pelo facto dessa pessoa existir??? ehehehehhe

    5 - Não está lá Pessoa? Bolas, era um poeta, gente de artes e não armas!!!!!

    (eu não vou votar, acho isso uma imbecilidade, perdoe-me mas é o que penso)

    e ó Isabel Magalhães, à luz da época, foi uma invasão. À luz desta época, é uma história aduletrada pela Igreja Católica e irrita-me ehehehehe

     
  • At 22:53, Blogger Eu ...Maria said…

    Peço desculpa pela minha casmirrice mas não me consegue demover!!

    Eu tb não votei e nem acho a eleição bem feita ... porquê comparar Camões com o Cunhal?

    mas agradeço a aula de história. Nunca foi o meu forte ... eu sou mais números

     
  • At 14:01, Blogger Teresa Durães said…

    eu também, sou de informática. Seja casmurra à vontade (dei um erro de português, dislexia galopante - pelo menos um). Só falei disto porque não gosto de má ficção e enquanto os outros países têm passado o nosso parece começar em 1143 o que não é verdade.

    Claro que é casmurra, os da Gallecia sempre foram, algures na minha espinha começa a Gallecia e acaba a Lusitania. shuuuu. Segredo porque não gosto!!! ahahahahah O meu pai era de Ponte de Lima.

    E as mulheres minhotas são terríveis como deve saber.

    Estudei a época e não gosto dos enganos da Igreja. Parece que os nossos historiadores quando fazem a História esquecem-se que estão a ler a versão de um dos lados. Também são de Ciências nada exactas, que se há-de fazer? Nada, claro.

    boa tarde

     
  • At 21:53, Blogger Eu ...Maria said…

    Mas pode e deve falar à vontade ...pelo menos aqui!

    sabe que tenho uma costela manola ... deve ser por isso esta defesa ... eh eh

     
  • At 11:10, Blogger Teresa Durães said…

    manola? Não percebi, sorry!

     
  • At 20:22, Blogger Eu ...Maria said…

    Espanhola

    eh eh

     
  • At 22:01, Blogger Teresa Durães said…

    de qual Espanha? (para saber se posso ir contra o Sr. Afonso ehehehhe)

    na altura não existia espanha...

     
  • At 23:12, Blogger Eu ...Maria said…

    Pode ir contra quem quiser ... aqui há democracia ...

    Não sei muito bem. A minha vó materna é que tem um nome espanhol que não sabe de onde surgiu e não gosta muito. Se calhar é como a Teresa e não gostava muito dos ares daqueles lados ... eh eh

     
  • At 22:09, Blogger Isabel Magalhães said…

    Eu tb não votei. (votei aqui por amor à nora!) :)

    O programa - modelo importado - está mal feito porque deveria considerar grupos. Assim... é comparar o que não é comparável.

    Salazar, foi um ditador que nos oprimiu durante décadas, que criou e manteve uma polícia política que perseguia, prendia e torturava quem tinha ideias diferentes.

    Cunhal, foi um agente ao serviço de uma potência estrangeira que nos queria colonizar.

    *** I.

     

Enviar um comentário

<< Home