para mim ... Maria

Para mim ... para todos aqueles de quem gosto ...

quinta-feira, outubro 19, 2006

"A cultura dos Morangos"


Vou partilhar convosco, algo que, há uns anos, me foi transmitido e que religiosamente guardo, e vou acrescentando sensações pessoais, pois é a melhor maneira de poder transmitir este ritual que se tem ao "comer" Morangos:

"Comer um morango não é uma forma de matar o apetite. É (isso sim!) uma filosofia de vida e uma forma muito eficaz de aguçar apetites, fomes (sim Rui queria dizer fome.. eh eh) e sensações. Só quem nunca saboreou um morango é que é capaz de lhe chamar fruto e de o colocar juntamente numa cesta com os outros frutos. O morango concentra em si um potencial enorme com diversos fins. Tem um cheiro agradabilíssimo, que automaticamente nos faz fechar os olhos e pensar em coisas boas … sim só coisas boas!!
O seu formato, simples e robusto e no entanto tão estético faz-nos sorrir ao pensar em tamanha honestidade! Sim o morango é honesto. Não tem surpresas dentro de si, tudo está à vista. A sua textura rugosa, com uma espécie de grainhas que se sentem ao de leve, oh … o prazer dos prazeres!!! É tão bem aquele primeiro contacto com a língua, que reage imediatamente. É o primeiro sentido a perceber a diferença. Retira-se, esconde-se, mas depois … ah não resiste … e volta. Os estímulos “morangueiros” vão chegando ao cérebro, o nosso lado racional revolta-se, pois como é que algo tão simples se atreve a enviar-me tantas sensações??? O que o cérebro tem dificuldades em aceitar é que gosta dessas sensações e deixa-se envolver. No meio disto tudo há uma desvantagem … o morango acaba, e rápido! Sim, porque depois de começar é impossível parar. Quando a língua perde a timidez, é a vez dos dentes avançarem, e nada resta do morango para explorar.
Mas fica um sorriso nos lábios … e como os apreciadores de morangos não são egoístas, convidam-vos a serem servidos, pois chega para todos. E em seguida, trocamos um olhar cúmplice, com quem conhece o prazer do morango, e sabemos que algo de mágico aconteceu dentro de nós. Deu-se uma qualquer reacção química impossível de negar, mas isso só nós, os apreciadores é que sabemos.

Bom apetite!!"

2 Comments:

  • At 23:58, Blogger Isabel Magalhães said…

    Et voila!

    Bon apetit! :)))




    bisous.

     
  • At 00:05, Blogger Eu ...Maria said…

    ... e o mais fantástico é que, quer sejam simples, com açucar, com chantily, com licor ... são sempre optimos!!

     

Enviar um comentário

<< Home